O que é o projeto: Parceiros na Escola?!

Esse projeto que desenvolvo tem como objetivo possibilitar e contribuir com o processo de ensino e aprendizagem dos alunos, com a participação da família na escola! Sabemos o quanto a família é importante para cada criança e seu desenvolvimento. 

O trabalho deve contar com a participação de pelo menos um familiar de cada criança da turma, para juntos, familiares, crianças e professora, realizar um momento de experiência bem diferente na escola.

O tema de cada experiência será definido com os familiares junto com a professora tendo relação com os conteúdos curriculares do ano de ensino.

Outra parte legal é que após cada aula, o familiar que participou da experiência registra por escrito, como foi vivenciar a atividade com a turma, e as crianças podem escolher o seu próprio tipo de registro para contar da sua vivencia.

Alguns dos temas que já trabalhamos: Gestação; Material Dourado – Jogo nunca dez; Brinquedos da natureza; Tintura a partir das folhas; Higienização das mãos; Contação de história – Laranja; Regras de circulação no trânsito; Rochas e pedras; Sons do mundo – objetos sonoros; Saúde bucal e higiene das mãos; Reciclar para brincar; Nossos sentimentos; Recicriar: reciclar e criar!; Aprendendo sobre as chaves – Profissão chaveiro; Regador de material descartável; Sistema monetário; A música em nossas vidas; Como organizar uma festa de aniversário?; As letras e suas formas; dentre outras.

Relatos

O que as crianças acham?
O que as familiares acham?
 
 

 

   

Como fazemos?

No projeto Parceiros na Escola, como metodologia, utilizamos o diálogo com os envolvidos no projeto, crianças, familiares e professores, para a elaboração e planejamento das experiências. Neste processo, constituímos um espaço formativo de troca de experiências, saberes e orientações sobre as atividades que serão realizadas. Tudo isso contribui para o protagonismo dos aprendizes em suas produções e na busca por novas aprendizagens.

1° Momento: 2° Momento: 3° Momento:
Dialogar com os familiares e estudantes para planejamento da aula, fazer um levantamento dos temas a serem trabalhados, definir título, objetivo, conteúdos, recursos materiais, espaço fisco e outras informações para cada experiência. As seguintes perguntas devem ser respondidas: Qual tema será trabalhado?; Quais objetivos de aprendizagem?; Quais conteúdos curriculares? O que precisamos para a realização da experiencia? Realizar a experiência com as crianças, contando com a participação dos familiares. Após a experiência, o familiar registra como foi essa vivencia para ele e cada criança registra do modo que desejar como foi a sua experiência, podendo utilizar diferentes linguagens. Gostamos também de fazer uma filmagem do familiar e outra dos estudantes, em especial a criança que teve sua família participando naquele dia, relatando como foi experienciar este momento com a turma.

Experiências que ja tivemos:

Tema da Aula Resumo da Aula

Gestação

O tema trabalhado foi o crescimento, a hora do nascimento. A aula tem o objetivo de compreender o parto, a gestação e como é gerado uma criança, o crescimento e a alimentação. Sendo a Identidade o conteúdo curricular desenvolvido. Utilizando como recursos materiais um ultrassom.

Material Dourado – Jogo nunca dez

Tema que trabalhado foi a compreensão da construção do nosso sistema de numeração. Tem objetivo de promover a interação com as crianças, socialização, apresentação do material dourado e manipulação do mesmo. Desenvolvendo os conteúdos curriculares de noção de quantidade e formação de numerais. Os recursos materiais necessários são: dados, material dourado, papeis e balões.

Primavera no Poma

O tema trabalhado foram as estações do ano, principalmente a primavera. Teve como objetivo levar as crianças a vivenciar a chegada da Primavera através do contato com a natureza, trabalhando o conteúdo curricular das estações do ano. O recurso necessário foi o contato. A aula aconteceu na Comunidade Educativa Pomar.

Tintura a partir das folhas

O tema trabalhado foram as cores e a influência do meio ácido/básico. Os objetivos da aula são: despertar o aluno no método científico, iniciar o aluno no método científico, desenvolvendo raciocínio logico por meio da observação de fenômenos ligados com as cores e o meio ácido/básico. Os conteúdos curriculares a serem desenvolvidos são a natureza e seus materiais, definição de Arthenius para ácidos e bases, propriedades organoléticas dos ácidos/bases e dos materiais, fenômenos físicos e químicos e a periculosidade de plantas e substâncias no cotidiano. Os recursos materiais necessários são flores, canetas, tubos de ensaio, soluções aquosas de vinagre, bicabornato de sódio, acetona, álcool, funil, papel de filtro, algodão.

Higienização das mãos

O tema trabalhado foi a higiene das mãos. Os objetivos da aula são entender que se deve sempre lavar as mãos, identificar a maneira correta de se lavar as mãos, valorizar e adotar essa prática indispensável à saúde. Os recursos materiais utilizados são computador e retroprojetor, será feito um trabalho manual com tintas para o desenvolvimento visual e prático da higienização das mãos.

Contação de história/Laranja

O tema trabalhado foram os diferentes tipos de laranja. Os objetivos da aula são despertar o interesse das crianças para laranja, saber que além de comer, ela também serve para outras funções. Os conteúdos curriculares a serem desenvolvidos são português, ciências, matemática. Os recursos materiais necessários são 6 espécies de laranja, livro “A laranja colorida”, pesquisa internet, laranjinha gourmet para degustação.

Regras de circulação no trânsito

O tema trabalhado foi o trânsito. Os objetivos da aula são orientar e conscientizar as crianças para as boas práticas no trânsito. Desenvolvendo os conteúdos curriculares de educação e segurança no trânsito. Os recursos materiais necessários são vídeo, semáforo e faixa de pedestre.

Rochas e pedras

O tema trabalhado foi o ciclo das rochas e os tipos de rochas. O objetivo é compreender a formação das rochas e os tipos de rochas e pedras. Os conteúdos curriculares desenvolvidos serão geografia e geologia. Os recursos materiais necessários são pedras de várias formas, cores, tamanhos e áudio visual com vídeos.

Educação dos sentidos/audição:

Sons do mundo – objetos sonoros

 

O tema trabalhado foram os diferentes sons do cotidiano. Os objetivos da aula são exercitar a escuta para os diferentes sons presentes no ambiente e estimular o desenvolvimento do sentido da audição. Os recursos materiais necessários são tampinhas plásticas, cordão de nylon, bambolê e aparelho de som.