-
O que é o espaço “CriATIVA Criança”?
Um dos projetos idealizados pela Profa. Dra. Luciana Muniz é o Espaço “CriATIVA Criança” o seu objetivo é contribuir com o processo de aprendizagem da leitura e da escrita, pelo protagonismo da criança nas ações de ler e escrever. Um Espaço Brincante com suas ideias, sua imaginação e curiosidade, em um contexto de músicas, dramatizações, danças, brincadeiras diversas que envolvam a experiência com a leitura e a escrita. |
-
Metodologia
A criança tem contato com diferentes recursos materiais, assim como livros diversos, e outros, bem como diferentes suportes como folhas em branco, quadro verde de giz, tabletes e outros, para que possam pensar e exercer a escrita de forma plena, em uma experiência de leitura e escrita autoral. |
-
Para Começar…
Para contribuir com a expressão autoral dos estudantes, realizamos a leitura do livro ‘Nicolau tinha uma ideia’, de Ruth Rocha, e organizamos uma roda de conversa para que todos pudessem expressar suas ideias e as possibilidades de colocá-las em prática. |
||
|
-
Apoio dos familiares no processo
Após o trabalho em sala de aula com as histórias, solicitamos aos familiares o apoio na confecção de uma caixa personalizada, feita com os estudantes, para que pudessem guardar os itens utilizados para a realização do projeto, tais como: folha com o planejamento, recursos materiais (lantejoulas, glitter, cola, tesoura, papel crepom, tintas e outros recursos). As caixas ficam na escola, porém podem ser levadas para casa, quando algum estudante apresentar interesse em continuar o trabalho em outros espaços Para potencializar esse momento, realizamos a leitura de duas histórias. A primeira foi O homem que amava caixas, de Stephen Michael King, com base no qual promovemos diálogos sobre as possibilidades afetivas e emocionais da história, estabelecendo relações com a vida de cada um dos participantes, bem como com as diferentes ideias que podem ser efetivadas com a utilização de caixas. A outra história foi Fora da caixa, de Ethan Long, com a qual enfatizamos a potencialidade de criações diversas que podemos fazer utilizando diversos materiais, tais como uma caixa
|
-
Projetos e temas elaborados pelas crianças em 2018
Qual é a ideia do projeto? | Como e quais recursos materiais? | O que faremos com a produção? |
Livro sobre joaninha | Como – Colagem e escrita Recursos – Papel colorido, cola, glitter, enfeites, lantejoula, ajuda da professora |
Ajudar os outros a ler |
Jogos | Como – pesquisar no google sobre jogos, colagem, escrita Recursos – Cola, imprimir imagens dos jogos na internet |
Para mostrar e compartilhar com a sala |
Livro sobre borboletas | Como – Tirar fotos, tirar fotos de árvores Recursos – Papel, cola, glitter e lantejoulas |
Ajudar os outros a ler |
Album de foto de árvores | Como – Tirar fotos, tirar fotos de árvores Recursos – Cola, máquina, papel |
Presente para a mãe |
Lago com patos | Como – Fazer pintura e colagem no papelão Recursos – Canetinha, Tinta, glitter, cola e papelão |
Mostrar para as pessoas |
Mapa mundi e globo | Como – Globo/mapa Recursos – Globo/mapa |
Usar para ver os países |
Pesquisa sobre folhas | Como – Pesquisar em livros e internet usando computador e livros Recursos – computador, livros, revistas |
Mostrar para outras pessoas |
Livros sobre as frutas | Como – Pesquisa de frutas Recursos – folhas, revistas |
Eu vou ensinar para as pessoas sobre as frutas |
Robô anti-estresse | Como – Colagem no papelão Recursos – Papelão, tampa, canetinha |
Ficar feliz, boneco anti-estresse para ajudar as pessoas |
Carro | Como – Colagem em papelão Recursos – Papelão e cola |
Para brincar |
Livro sobre folhas | Como – Pesquisa de folhas Recursos – Folhas de plantas, revistas |
Presentear alguém e aprender sobre folhas |
Lago e pista de carros | Como – Colagens, pinturas no papelão Recursos – Tinta, glitter, cola |
Mostrar para as pessoas |
Livro de colagens, escrita e desenho | Como – Procurar palavras e imagens Recursos – cola, tesoura, revistas |
Presentear meus pais e pessoas que não sabem ler |
Livro sobre princesas | Como – Papel, cola, glitter, lantejoula Recursos – Brincar |
Ajudar os outros a ler |
Livro sobre Beija-flor | Como – Pesquisa de imagens Recursos – Glitter, cola, tesoura |
Ler |
-
Momento de ateliê
Trabalhos com os projetos individuais e colaborativos |
Cada estudante poderá utilizar recursos diferenciados e o foco está na sua própria atuação e nas trocas entre colegas e professores. Destinamos horários em sala de aula para a realização dos ateliês, em um movimento de imersão de todos em seus projetos, com trocas e apoio entre todos |
-
Fotos de algumas produções
É possível organizar um trabalho singular, em que cada estudante desenvolva um projeto que envolva temas do seu interesse e que conte com a colaboração dos colegas. Nesse tipo de trabalho, os estudantes chegam à escola com o compromisso de dar continuidade ao seu próprio projeto. Há um conhecimento da turma de temas diversos que perpassam os interesses de cada um e de todos. Para isso, realizamos o planejamento de forma conjunta com toda a turma, em um trabalho personalizado de ensino e aprendizagem |
|
|
-
Livro da turma
Espaço CriATIVA Criança |
A partir de ideias e sugestões das crianças, foi criado o livro da turma, que surge da vontade de registrar as diversas ideias, e poder acessar a ideia dos colegas, cada um expressando seus interesses e conhecendo o do amigo. |
Sessão de autógrafos e mostra dos projetos para a comunidade escolar |
Todos os projetos são socializados com a turma e com a comunidade escolar, em exposições e apresentações orais. Esse espaço-tempo demanda do estudante o compromisso com sua aprendizagem, tendo em vista a criação total do projeto, definindo elementos como: ideia do projeto a ser desenvolvido; recursos materiais necessários; utilidade e/ou o que será feito com a produção realizada. |